Inicio

domingo, 22 de maio de 2011

A Base de TUDO! (parte 2) Como escolher a base?

Como escolher a base?

Quem não gosta dessa “maravilha tecnológica”? A base geralmente é utilizada para disfarçar imperfeições na pele como manchas e deformidades de cor no rosto, além de proteger a pele dos danos do sol e da poluição. Algumas pessoas também utilizam para amenizar e dar mais leveza ao rosto (camuflagem – assunto para outro poooost!), além de também substituir o corretivo, devido à própria cobertura da base.
Aqui eu vou falar dos tipos de base, sendo alguns mais conhecidos que outros, mas todos com um ENORME valor que é o de deixar a pele como a tal da FLOR DE CEREJEIRA!!

Então, aqui vão alguns tipos de BASE:

OBS.: Você deve ter em mente que tipo de cobertura (leve, média e total) você vai querer colocar no rosto e nas ocasiões que você vai usar essa base, lembrando que em dias de calor uma cobertura leve é a mais indicada e para festas à noite, uma maquiagem mais caprichada é fundamental. Lembre-se de que a base tem que ser da COR DA SUA PELE DO ROSTO, e não da sua mão.

BASTÃO – cobre muito bem manchas mais “profundas” como, por exemplo, o vitiligo e até mesmo barba!
·         Como aplicar – A base em bastão é mais grossa que a base líquida, então o uso do pincel é mais complicado. Você deve fazer pequenas aplicações em várias áreas do rosto e espalhar com o dedo mesmo ou com uma esponjinha pra base. Só tenha muito cuidado pra não colocar muita base porque ela tem uma cobertura muito boa que às vezes até dá até pra dispensar o corretivo e do pó usando apenas ela, então vá colocando aos pouquinhos e espalhe direitinho pra não ficar com a cara mascarada, tá? E lembre-se: procure uma base em bastão oil free se você tiver a pele mista ou oleosa.

LÍQUIDA – Ela tem uma aderência à pele muito boa, então serve pra maquiar várias partes do corpo, como o rosto, colo e pernas, além de dar um aspecto mais natural à pele. A base líquida é mais indicada para aquelas pessoas que têm ruguinhas na pele, pois ela seca logo e não se deposita nas dobrinhas. Também é recomendado para pessoas com a pele opaca, pois geralmente tem uma fórmula hidratante, mas é necessário usar o pó em seguida pra tirar o excesso de brilho e deixar a maquiagem mais duradoura.
·         Como aplicar – A base líquida pode ser aplicada tanto com um pincel de base (de cerdas SINTÉTICAS, as cerdas naturais absorvem ainda mais o produto) quanto por uma esponjinha pra base (úmida, pois absorve menos produto) ou com os dedos. Faça pequenos pontinhos e vá espalhando de dentro para fora do rosto (do centro da testa para as têmporas, do meio do nariz para as bochechas, do centro do queixo para o pescoço) seguindo sempre, de preferência, a direção em que os pelos crescem, pois eles podem levantar e a maquiagem pode ficar estranha e pouco natural. Da mesma forma, aplique aos poucos para não ficar com a aparência pesada de quem exagerou.

BASE COMPACTA – Serve como base e pó. Deixa um aspecto sequinho e geralmente já vem com uma esponjinha própria que você umedece e aplica aos poucos no rosto. Com essa base você deve ter muito cuidado também pois a cada aplicação ela dá uma nova cobertura, podendo pesar no final de muitas aplicações, né...ai você fica a cara de um boneco de cera!
·         Como aplicar – Molhe a esponjinha e aplique sobre o rosto (sempre do centro pra fora, de cima pra baixo) e esfume bem pra ficar natural.

PÓ-BASE MINERAL – Como o próprio nome já diz, é mineral. Suas partículas não obstruem os poros e também não possui óleos e nem fragrância (ótimo para peles sensíveis!) é um pó soltinho que substitui a base e além de tudo não deixa um aspecto pesado.
·        Como aplicar – Esse produto tem que ser usado com um pincel para pó, pois ele é todo soltinho e usar ele com uma esponja ou com a mão seria meio complicado, né? Então você pega o potinho e deposita um pouquinho na tampa (é só um pouquinho! Se for pouco você coloca mais) e encosta o pincel e faz movimentos circulares para que ele “pegue” todo aquele pó. Então dê LEVES batidinhas no pulso para tirar o excesso (para que a primeira pincelada não fique com muito pó em um único ponto) e aplique no rosto, sempre de fora para dentro e de baixo pra cima.

MAS...COMO ESCOLHER A BASE E O PÓ???

Coisa fácil: é só testar.
Mas ai você testa e... Quando tira uma foto, ta lá a cara branca de Gueixa! E aí, no que foi que você errou??????????
Eu tenho a resposta, meu caro Watson. E ela é clara e evidente! Mas antes eu devo perguntar: onde você testou essa base ou esse pó, my Darling??
Ah, foi na mão? Então aí está a sua resposta. Eu disse que era clara e evidente, não foi?
Meu Chuchu, tudo bem que você tenha mãos de lady ou de fada mas elas não são da mesma tonalidade e nem o mesmo tipo de textura da sua pele do rosto! Por isso que quando você for comprar um pó, base ou corretivo o lugar correto de testar é no próprio ROSTO. Pegue um produto de teste e aplique na área a ser usada e vá andando pela loja com um espelho pra testar vários tipos de luz. Aquele produto que “desaparecer” em todos os tipos de luz (levando consigo as imperfeições, claro) do restante do rosto, é o certo.
OBS.: Antes de TUDO, se você for usar uma marca que não esteja acostumada(o) ou que nunca usou, é melhor fazer o teste de alergia no braço antes de colocar no rosto!
É o seguinte: você vai lá e coloca uma pequena quantidade no pulso ou no braço perto do pulso. Se aparecer qualquer tipo de irritação NÃO USE O PRODUTO NO ROSTO!!! Por isso é bom ir uns dois dias antes pra fazer esse tipo de teste. Nunca use sem testar antes, e confira sempre o prazo de validade. Mas se der tudo certo, pode ir fundo!!
Com essa diquinha fabulosa não tem mais como errar o pó, a base ou o corretivos!

Beijinhos e até o próximo post!!

Duvidas ou sugestões: clarissejar@gmail.com

Um comentário:

PunkWitch disse...

Ai, cmo eu queria ter lido esse post antes de ter comprado meu Studio Fix...